Efésios


Mochileiro da Palavra

Comentários e notas de viagem pelo livro de Efésios


Efésios 1.3-5  "Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; E EM AMOR NOS PREDESTINOU PARA ELE, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade"
Na versão A Mensagem:

"Como Deus é Maravilhoso! E que bênção Ele é! Ele é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos leva aos mais elevados lugares de bênção. Muito antes que Ele estabelecesse os fundamentos da terra, Ele já pensava em nós e nos escolheu como alvo do Seu amor, para nos fazer completos e santos por meio desse amor. Há muito tempo Ele decidiu nos adotar em Sua família, por meio de Jesus Cristo. (E que prazer Ele teve em planejar tudo isso!)"

Deus já nos amava antes da criação, antes de dizer “Haja luz”!

Sempre foi da vontade Dele nos adotar como filhos para participarmos do mesmo relacionamento de amor entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Assim como Israel foi escolhido e amado, separado dentre os povos da terra, apesar de não serem um povo numeroso, sequer relevante ou poderoso aos olhos humanos, nós também, falhos e fracos, cheios de pecados, fomos feitos propriedade exclusiva e peculiar de Deus, alvo de Sua plena bondade e afeição. Ele fez isso com satisfação e prazer. Ele nos ama com amor eterno! Esse é o nosso Deus! Bendito seja o Senhor!

1 João 3.1 "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; E, DE FATO, SOMOS FILHOS DE DEUS."

Sim, somos filhos!

O Espírito Santo confirma a nossa identidade de filhos de Deus:

Romanos 8.15 "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai."

Clamamos agora mesmo: Aba, Pai! Derrama sobre nós o Teu amor eterno!

Efésios 1.10 "de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra"

Tudo converge em Cristo! "Tudo foi criado por meio Dele e para Ele" (Colossenses 1.16)

Devemos viver com essa consciência, "a fim de sermos para louvor da sua glória" (Efésios 1.12).

A oração de Paulo:

Efésios 1.16-23 "não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas."

Há bênçãos espirituais, há uma herança disponível para aqueles que são filhos de Deus, por meio de Cristo. Que nossos olhos se abram para a realidade de que somos filhos amados desde antes da criação do mundo e que temos Jesus, nosso irmão mais velho, assentado agora mesmo nos lugares celestiais, com autoridade sobre tudo e sobre todos.

O que faríamos sem o amor de Deus?

Foi do Seu agrado estender sobre nós Seu favor:

Efésios 2.4,5,12,13 "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do GRANDE AMOR COM QUE NOS AMOU, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça sois salvos [...] Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo"

Éramos uma “oliveira brava”, perdidos em nossos pecados e separados de Deus. Porém, graças ao amor eterno do Pai, através do Filho, fomos enxertados e nos tornamos participantes “da raiz e da seiva da oliveira” (Romanos 11.17).

Efésios 2.6-7 "e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus."

Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas por causa do amor de Cristo ressuscitamos, nascemos de novo! Agora estamos assentados em lugares celestiais (assim como Ele tem nos abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo - Efésios 1.3).

Mas para que estamos nessa posição, por que fomos abençoados dessa forma tão extraordinária? Para MOSTRAR [ MANIFESTAR, EXIBIR, PUBLICAR ] ao mundo a riqueza da Sua GRAÇA e da Sua BONDADE. Recebemos tão grande AMOR para passarmos do mesmo AMOR àqueles que estão a nossa volta.

A palavra "século" é aion = significa tanto um tempo perpétuo (para sempre ou eternidade) quanto um período de tempo determinado (uma geração). Pensando em termos de geração, o apóstolo estava prevendo que, depois de escrita a sua epístola, ainda transcorreriam muitos anos e séculos. A mensagem da graça e da bondade de Deus atravessou gerações por causa das palavras e do testemunho de pessoas que foram ressuscitadas com Cristo e que passaram a buscar e a pensar nas coisas que são de cima (ler Colossenses 3.1-4). Nós fomos alcançados por essa mensagem!

Havia um muro que nos separava das promessas de Deus - mas Cristo reconciliou todos nós, toda a humanidade, a Deus.

Efésios 2.19-22 "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito."

Somos família de Deus (oikeios, oikos) formando um edifício bem ajustado (oikodome) e, ao mesmo tempo, sendo edificados para habitação de Deus → Estamos edificando uns aos outros e sendo edificados no Espírito!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS TE ADORAM

As Pedras Queimadas

Atraídos para Deus