Reflexões em Efésios - capítulo 2

O que faríamos sem o amor de Deus?

Foi do Seu agrado estender sobre nós Seu favor:

Efésios 2.4,5,12,13 "Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do GRANDE AMOR COM QUE NOS AMOU, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo — pela graça sois salvos [...] Naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo"

Éramos uma “oliveira brava”, perdidos em nossos pecados e separados de Deus. Porém, graças ao amor eterno do Pai, através do Filho, fomos enxertados e nos tornamos participantes “da raiz e da seiva da oliveira” (Romanos 11.17).

Efésios 2.6-7 "e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus."

Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas por causa do amor de Cristo ressuscitamos, nascemos de novo! Agora estamos assentados em lugares celestiais (assim como Ele tem nos abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo - Efésios 1.3).

Mas para que estamos nessa posição, por que fomos abençoados dessa forma tão extraordinária? Para MOSTRAR [ MANIFESTAR, EXIBIR, PUBLICAR ] ao mundo a riqueza da Sua GRAÇA e da Sua BONDADE. Recebemos tão grande AMOR para passarmos do mesmo AMOR àqueles que estão a nossa volta.

A palavra "século" é aion = significa tanto um tempo perpétuo (para sempre ou eternidade) quanto um período de tempo determinado (uma geração). Pensando em termos de geração, o apóstolo estava prevendo que, depois de escrita a sua epístola, ainda transcorreriam muitos anos e séculos. A mensagem da graça e da bondade de Deus atravessou gerações por causa das palavras e do testemunho de pessoas que foram ressuscitadas com Cristo e que passaram a buscar e a pensar nas coisas que são de cima (ler Colossenses 3.1-4). Nós fomos alcançados por essa mensagem!

Havia um muro que nos separava das promessas de Deus - mas Cristo reconciliou todos nós, toda a humanidade, a Deus.

Efésios 2.19-22 "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito."

Somos família de Deus (oikeios, oikos) formando um edifício bem ajustado (oikodome) e, ao mesmo tempo, sendo edificados para habitação de Deus → Estamos edificando uns aos outros e sendo edificados no Espírito!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS TE ADORAM

As Pedras Queimadas

7 dimensões de uma igreja profética