Permanecer e frutificar

Luciano Motta

O ano de 2019 começa sob o peso das muitas mazelas e incertezas do ano que findou. Vários pontos explicam a falta de otimismo do brasileiro em geral. Por exemplo: o país tem um novo presidente — para muitos, polêmico; para outros, excêntrico; para alguns, "mito" — cujas posições são, no mínimo, muito divergentes dos últimos governos, o que produz instabilidades, especulações; a economia e as políticas públicas de saúde, educação e segurança encontram-se em um atoleiro de dívidas, ineficiência e corrupção, e ninguém aguenta mais tanto descaso, tanta roubalheira... Será que 2019 será diferente? Ou tudo permanecerá como está? Ou ficará pior?

Como sempre digo: Deus não está em crise. Ele tem o mundo sob controle. Ele tem o Brasil em Suas mãos. Cabe a nós, filhos de Deus, manifestarmos "o aroma do Seu conhecimento; porque para Deus somos o bom aroma de Cristo, tanto entre os que estão sendo salvos como entre os que estão perecendo" (2 Coríntios 2.14-15).

O problema é que parte significativa da igreja vive hoje sem evidenciar o caráter de ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13-14). Em muitos lugares, o povo que se diz "cristão" vive de maneira insípida, obscurecido por sofismas, arrogância, divisões. Além disso, há muitos "ministros do Evangelho" atuando hoje como "mercenários da Palavra de Deus", longe da Sua Presença, falando em nome de Cristo sem qualquer coerência entre o discurso e a vida (2 Coríntios 2.16). Tem muita gente "bombando o ministério" nas redes sociais e nas plataformas de streaming, porém essas pessoas não têm vida de igreja, não têm o caráter provado e aprovado pelos irmãos, não se submetem a pastores e líderes, não apresentam conteúdo bíblico. Em consequência, ministérios estão ruindo, ministros encontram-se em depressão, igrejas andam confusas, a mensagem do Evangelho tem se misturado a técnicas de coaching, o número de desigrejados e de crentes nominais aumenta...

Diante desse quadro alarmante, uma chave para 2019 é PERMANECERMOS EM CRISTO:
"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que está em mim e não dá fruto, Ele o corta; e todo ramo que dá fruto, Ele o limpa, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira; assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15.1-5).
Essa breve alegoria faz parte do "discurso de despedida" de Jesus, às vésperas de ser entregue aos soldados romanos e crucificado (capítulos 13 a 17 do Evangelho de João). O Mestre prepara Seus discípulos para os dias em que estariam sem a presença física Dele. Aqui, Ele fala de quatro personagens:

1) O Agricultor (o Dono da vinha) é Deus, o Pai;

2) A Videira verdadeira é Jesus, o Filho;

3) Os ramos que não dão fruto são pessoas que aparentemente estão “em Cristo”, mas na verdade não estão — por isso serão cortados, lançados no fogo e queimados (João 15.6), porque não reproduzem o caráter, os atributos, a vida de Jesus. Estão, na verdade, desligados Dele: "O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira... sem mim nada podeis fazer".

Judas é um exemplo disso. Que tipo de fruto ele gerou? Nenhum! Judas nunca esteve "em Cristo", nunca acreditou em Suas Palavras: "Mas há alguns de vós que não creem. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam e quem o trairia" (João 6.64). Depois de lavar os pés dos discípulos, "Jesus perturbou-se em espírito e declarou: Em verdade, em verdade vos digo que um de vós me trairá. [...] E tendo molhado o pedaço de pão, deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. E logo que comeu o pedaço de pão, Satanás entrou nele. E Jesus lhe disse: O que estás para fazer, faze-o depressa" (João 13.21,26,27).

Vale lembrar que os profetas do Antigo Testamento compararam Israel a uma vinha — só que em vez de produzir uvas boas, produziu uvas bravas. "[O Senhor] esperou justiça, mas houve sangue derramado; retidão, mas houve clamor por socorro". Por causa disso, receberam juízo (Isaías 5.1-7). Através de Jeremias, o Agricultor expôs a rebeldia e a infidelidade de Israel: "Eu mesmo te plantei como videira escolhida, uma semente inteiramente genuína. Como te tornaste contra mim em ramos degenerados de uma videira não cultivada?" (Jeremias 2.21). Mesmo sendo uma videira viçosa "que dá o seu fruto", disse Deus: "o seu coração está dividido, por isso serão culpados. Ele derrubará os seus altares e lhes destruirá as colunas" (Oséias 10.1-2).

Os Evangelhos registram algumas passagens em que Jesus retoma essa simbologia, associando a hipocrisia religiosa e a infidelidade à Sua Palavra como causas da ausência de fruto e da falta de zelo para com a vinha (conforme Mateus 20.1-16, Marcos 12.1-11, Lucas 13.6-9).

Nas Escrituras, a falta de fruto está relacionada a um vida marcada por infidelidade, rebeldia, coração dividido e religiosidade. A essas coisas podemos associar as obras da carne: "imoralidade, impureza e indecência; idolatria e feitiçaria; inimizades, rivalidades e ciúmes; ira, ambição egoísta, discórdias, partidarismo e inveja; bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a essas" (Gálatas 5.19-21). Temos aqui uma lista do que o homem caído, desligado de Cristo, consegue produzir.

4) Os ramos que dão fruto são pessoas que têm sido limpas pela Palavra através do Agricultor — são cultivados, podados, para que possam dar mais fruto (João 15.5,8). Reconhecem que não podem fazer nada se não permanecerem em Jesus. Quando pedem alguma coisa, pedem conforme a vontade Daquele em quem estão ligados — por isso recebem o que pedem. E mais: já que permanecem diariamente sendo limpos pela Palavra de Cristo, experimentam Seu amor, obedecem aos mandamentos e desfrutam de uma alegria plena!

O que esperar de pessoas assim? Elas darão muito fruto e, assim, glorificarão o Pai (João 15.5-11). Reproduzirão em suas vidas o fruto do Espírito: "amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, amabilidade e domínio próprio" (Gálatas 5.22-23).

Dar muito fruto significa corresponder à natureza da Videira:

Fruto fala de essência — Permanecemos, logo, SOMOS como Ele é

"Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" (1 João 4.8) = permanecer em Cristo significa que o amor doador e sacrificial de Deus integrará nossos pensamentos, nossas motivações e nossas ações.

"Jesus lhe respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim" (João 14.6) = permanecer em Cristo significa que seremos aqueles por meio dos quais os perdidos se achegarão ao Pai; seremos aqueles que vivem a verdade e proclamam a verdade; seremos aqueles que manifestam a vida de Deus — o bom perfume de Cristo — em todo lugar.

"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique para sempre convosco, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, pois ele habita convosco e estará em vós [...] Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá a toda a verdade. E não falará de si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir" (João 14.16-17; 16.13) = permanecer em Cristo significa que seremos instruídos e guiados pelo Espírito Santo; obedeceremos à Sua voz em tudo.

Fruto fala de obra, trabalho — Permanecemos, logo, AGIMOS de acordo com o que Ele nos dá

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus" (Efésios 2.8) = permanecer em Cristo significa que acolheremos o dom de Deus; continuamente cresceremos e viveremos em fé.

"Mas a graça foi concedida a cada um de nós conforme a medida do dom de Cristo [...] E ele designou uns como apóstolos, outros como profetas, outros como evangelistas, e ainda outros como pastores e mestres" (Efésios 4.7,11) = permanecer em Cristo significa que iremos desenvolver os dons ministeriais de Cristo, visando o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério e para a edificação do Seu Corpo aqui na terra.

"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para benefício comum. Porque a um é dada, pelo Espírito, a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento. A outro, pelo mesmo Espírito, é dada a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, dons de curar; a outro, a realização de milagres; a outro, profecia; a outro, o dom de discernir os espíritos; a outro, variedade de línguas; e a outro, interpretação de línguas. Mas um só Espírito realiza todas essas coisas, distribuindo-as individualmente conforme deseja" (1 Coríntios 12.7-11) = permanecer em Cristo significa que os dons espirituais farão parte da nossa vida, tanto individual quanto coletivamente. Seremos pessoas que buscam com zelo os dons espirituais. Seremos pessoas cheias do Espírito Santo.

O que SOMOS e a maneira como AGIMOS depende de onde estamos ligados. Se é "em Cristo", então naturalmente Sua essência e Seus dons irão frutificar em nós. O desafio é PERMANECERMOS EM CRISTO em dias tão atribulados. O ano de 2019 (não sabemos) pode ser marcado por mais crises ou por um tempo de reconstrução em nossa nação. Seja como for, que nossas vidas permaneçam centradas, guiadas e dependentes de Cristo em tudo — vidas que recebem Dele amor, que correspondem em obediência às Suas Palavras ("aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama", João 14.21), que transpiram satisfação e contentamento, não importam as circunstâncias ("em tudo dai graças", 1 Tessalonicenses 5.18).

Que o Pai nos ajude e nos fortaleça a permanecermos em Cristo e a darmos muito fruto em 2019!

- - - - -

Veremos em artigos próximos a maneira amorosa como somos limpos (podados) pelo Agricultor e também o nível de relacionamento e intimidade que Jesus deseja ter conosco: "Já não vos chamo servos... eu vos chamo amigos" (João 15.15).

Visite, assine nosso canal no YouTube e ative as notificações | Acesse também nossas redes sociais e nos siga: Facebook / Instagram / Soundcloud

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS TE ADORAM

7 dimensões de uma igreja profética

As Pedras Queimadas