Que tipo de pessoa devemos ser?

Luciano Motta

"Esse Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, virá do mesmo modo como o vistes partir" (Atos 1.11).

Essa foi a declaração dos dois homens vestidos de branco que apareceram aos discípulos assim que Jesus ascendeu ao céu. E nessa esperança, nessa expectativa, baseados nas últimas instruções do Mestre, os onze e os demais discípulos foram para Jerusalém e ali aguardaram a descida do Espírito Santo. Subiram ao aposento superior e esperaram pacientemente, unidos em oração.

Todo o livro de Atos é um relato dos acontecimentos posteriores ao que houve em Pentecostes. O Espírito Santo veio sobre a igreja então nascente e o impacto de suas vidas abalou o mundo de sua época, e o nosso também, afinal, aqui estamos seguindo as pisadas de Jesus por meio da paixão que incendiou aqueles primeiros cristãos.

Ao longo dos séculos, notadamente a igreja se afastou daqueles primeiros anos. Ao tolerar o pecado, ao viver para si mesma, ao buscar o controle político, a igreja foi apostatando da sua fé em Jesus, até mergulhar em um período adequadamente chamado "Idade das Trevas". A escuridão parecia ter invadido tudo. Parecia. O Senhor da história começou a abalar novamente as estruturas. Em síntese: primeiro veio a Reforma Protestante e o retorno à Palavra, à salvação pela graça; depois, a reativação dos dons espirituais e os movimentos de avivamento, que chacoalharam cidades inteiras; nas décadas de 70 e 80, as grandes cruzadas evangelísticas e os grandes pregadores movimentaram e tocaram multidões; mais recentemente, a adoração extravagante e toda sorte de sinais e maravilhas acenderam de novo a paixão em muitas e muitas pessoas.

À medida que se aproxima o dia da volta de Jesus, observa-se um movimento espiritual cada vez mais acelerado de retorno à esperança inicial daqueles primeiros cristãos. O Evangelho do Reino precisa ser pregado à toda etnia para que o Rei possa se encontrar com Sua Noiva, a Igreja, adornada para Ele, sem mancha, sem ruga, sem mácula (Efésios 5.25-27).

Nesse momento-chave da história, o que podemos fazer a respeito? Qual o nosso papel? Que tipo de pessoa devemos ser?

"Contudo, o dia do Senhor virá como ladrão, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, queimando, se dissolverão, e a terra e as obras que nela há serão descobertas. Se todas essas coisas serão assim destruídas, que tipo de pessoa devíeis ser? Pessoas que vivem em santidade e piedade, aguardando e esperando ansiosamente a vinda do dia de Deus... enquanto aguardais essas coisas, esforçai-vos para que sejais achados em paz por Ele, imaculados e irrepreensíveis" (2 Pedro 3.10-12,14).

Na Nova Tradução da Linguagem de Hoje, o verso 12 acima está assim: "Esperem a vinda do dia de Deus e façam o possível para que venha logo". É muito forte a relação nessa passagem entre o tipo de pessoa que devemos ser - santos, piedosos, achados em paz, imaculados, irrepreensíveis - e o instante em que os céus se abrirão e Jesus voltará. Parece claro que a conduta da Igreja apressa os dias do fim. O Rei da Glória virá para se casar com uma Noiva à Sua imagem e semelhança - esta é a Igreja Gloriosa.

Assim, existe algo para fazermos nesses dias: mantermos viva a nossa esperança pela Sua vinda, desenvolvendo a nossa salvação com temor e tremor (Filipenses 2.13) e anunciando o Evangelho do Reino com nossas ações e atitudes - pessoas, famílias e comunidades inteiras de uma fé e paixão intensas pelo Senhor, dispostas a morrerem para si e a viverem pela Causa.

Quem aguarda e espera ansiosamente a segunda vinda de Jesus está correndo com perseverança a corrida que nos está proposta, fixando os olhos Nele - discípulos que eliminam tudo o que os impede de prosseguir e o pecado que os assedia (Hebreus 12.1-2).

Quem aguarda e espera ansiosamente a segunda vinda de Jesus eleva o padrão - consideram Aquele que suportou oposição, Aquele que sofreu e morreu por nós. Por isso não se cansam, nem ficam desanimados (Hebreus 12.3).

Quem aguarda e espera ansiosamente a segunda vinda de Jesus participa da Sua Santidade - entende e recebe a correção do Pai (Hebreus 12.10).

Todo pai natural deseja o que é melhor para seu filho ao corrigi-lo. A disciplina não é motivo de alegria no momento, mas produz fruto pacífico de justiça (Hebreus 12.11). Há dois tipos de escravidão: antes éramos escravos do pecado e produzíamos frutos para nossa vergonha e morte; uma vez libertos do pecado, fomos feitos escravos de Deus e agora produzimos frutos para santificação e vida eterna (Romanos 6.20-22). Aquele que vive segundo a carne pensa nas coisas da carne - mentalidade de morte. Mas nós vivemos segundo o Espírito e pensamos nas coisas do Espírito - mentalidade de vida e paz (Romanos 8.5-8). Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus, pois recebemos o Espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai! (Romanos 8.14-15) - queremos verdadeiramente o Reino de Deus por tudo o que ele representa: alegria, paz e justiça, ou seja, correção, disciplina? Nada pode nos separar do amor do Pai, nem de Sua disciplina.

Quem aguarda e espera ansiosamente a segunda vinda de Jesus firma as mãos cansadas (serviço, adoração) e os joelhos vacilantes (constância na fé e na oração), endireita os caminhos para os pés (modo de viver, mentalidade de vida pelo Espírito), sendo assim exemplo e cura para outros (Hebreus 12.12-13).

Quem aguarda e espera ansiosamente a segunda vinda de Jesus procura viver em paz com todos - produz fruto pacífico de justiça, pela disciplina recebida do Pai por intermédio da vida de Cristo em sua vida e no Corpo, a Igreja (equilíbrio na devoção individual e comunitária, reflexos na família e na sociedade). Procura viver em santificação (Hebreus 12.14).

Esse é o tipo de pessoa que devemos ser. É para esse tipo de Igreja que Jesus voltará.

Comentários

  1. Que belo artigo, mensagem, texto brilhante...maravilhosa meditação e reflexão.
    Parabéns, seu blog é muito interessante e bom de se ficar navegando horas a fio...volto logo. Beijos! Me visita, será bem vindo no meu cantinho! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita. Verei o seu cantinho sim. Fique na Paz!

      Excluir
  2. Fico feliz primeiramente pelo cuidado do Senhor, de separar pessoas(filhos) como vc, com mensagens abençoadas e esclarecedoras e também muito brilhante. Que o Senhor, continue incessantemente a ti usar meu irmão amado, sempre e sempre. bjs no coração da sua família linda....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Fico feliz por servir através desse blog. Muito obrigado por suas palavras. Um abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS TE ADORAM

7 dimensões de uma igreja profética

As Pedras Queimadas