Cavar e construir

{ Mais uma oportuna reflexão escrita por minha esposa Ana Cristina Pina, postada no seu blog Eu e minha mente. É tempo de cavar e construir algo inabalável em Cristo. }

"Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa" (Lucas 6.47-49).

Sempre que ouvia ou lia sobre “casa edificada na rocha” imaginava uma grande montanha de rocha e uma casa sobre ela. Mas hoje pela manhã senti algo muito diferente ao ler essa passagem. A palavra “cavou” saltou aos meus olhos. Quem cava, abre caminho, abre espaço. O texto fala de cavar, abrir uma vala profunda e por os alicerces sobre a rocha. Precisamos ir fundo e só então firmarmos na rocha.

Entretanto, essa é uma obra que não será vista por todos. Talvez só os mais íntimos terão alegria em ver uma obra desse tipo. Se quisermos mostrá-la para outros, não será tão interessante assim para eles verem tudo que gastamos e investimos em algo tão bruto e duro, que exigiu tanto esforço. E veja bem: esse esforço não é o de querer aparecer ou de ter alguma coisa, é o de parar tudo para buscarmos nossa essência em Jesus. Trata-se de uma busca diária e intensa até que Ele comece a mudança no nosso interior, nos enchendo de amor e paixão por Ele, só por Ele! Isso produzirá mudança de caráter, atitudes e mentalidades, para sermos realmente firmes na vida que acreditamos pertencer, a fim de vivermos aprofundados em quem confiamos ser a Única pessoa digna de todo nosso esforço e desprendimento nesse mundo.

Cavar é ir atrás até encontrar, é passar por tudo que não é firme, ou seja, tudo que é abalável, para encontrarmos O Inabalável. Só assim encontraremos a Rocha: JESUS. Só por meio Dele conseguiremos construir uma casa bem firmada Nele, pois é Dele que vem todas as coisas. JESUS não pode ser abalado! Tudo o que Ele faz não pode ser abalado! Dessa forma, toda casa que não estiver Nele, cairá. Nossa destruição será certa e grande se ouvirmos e não praticarmos a Palavra de Deus, se não estivermos preocupados com esse relacionamento profundo com Ele, que dá direção às nossas vidas e muda todo o nosso coração.

Mais do que nunca precisamos nos desprender de nós mesmos e de tudo que foi construído sem bases no Reino para que o Pai, que é Inabalável, possa habitar. É preciso que cavemos fundo para construirmos aquilo que o Senhor deseja e não o que queremos. Chega de construir aquilo que Deus não está interessado! Que venha a restauração do Tabernáculo de Davi, que venha Seu Reino e seja feita apenas a Sua vontade!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS TE ADORAM

As Pedras Queimadas

7 dimensões de uma igreja profética