Não tenha medo do escuro

Por Anderson Bomfim

Ouvi um amigo comentar que somos como alguém diante de uma ecografia, não temos visão clara de como vai ser o que estamos gerando, mas ouvimos claramente seu som. Uma semente é gerada escondida até que chegue o tempo oportuno de vir à luz. Deus chamou à existência a luz. A partir dessa luz tudo foi recriado, tudo se fez novo. A partir da luz as trevas foram modeladas e foram estabelecidos limites (Isaias 45.7). Ainda que vivamos dias de obscuridade, difíceis de compreensão, para Deus até as próprias trevas não te serão escuras, “as trevas e a luz são a mesma coisa” (Salmo 119:11). Sempre vê tudo, sempre, claramente. De modo assombrosamente maravilhoso nos formou, parte por parte. Assim como todo trabalho de parto é traumático, vivemos dias radicais que definem o marco de uma nova estação em nossas vidas, até que nunca mais sejamos as mesmos.

Em dias que o deus desta era cega o entendimento das pessoas, Ele mesmo nos guiará por um caminho que nunca andamos. Quando nos faltam respostas, somos desafiados a nos deixar ser conduzidos, até que tenhamos olhos para ver no escuro, e tudo se torne claro diante de nós. O fato é que da obscuridade natural nasce uma claridade divina, um novo censo de direção e sentido. Em Gênesis 15:1, num ambiente de densa escuridão, Abraão tem uma visão clara do futuro. A partir da impossibilidade humana de ver, um plano sobremodo elevado é desvendado. Moisés como cumprimento dessa visão, em meio a densas trevas, ouviu claramente uma voz e ordenou uma nação por meio da torá (Deuteronômio 5:22).

Procurar apoio em algo aparentemente seguro e deixar de avançar por medo pode nos levar de volta ao lugar que estávamos antes. Retrocesso abortivo. Hoje temos a oportunidade de perder o medo do escuro e ver a partir da nossa incapacidade de enxergar. Mark W. Baker diz que o “O medo é uma reação natural a um perigo. Ao enfrentar nossos medos podemos aprender muitas coisas sobre nós mesmos, ao passo que tentar fugir deles costuma nos levar a direção errada. Deus sabe disso. Ele não nos desvia do vale tenebroso (Salmo 23.3), mas nos encoraja a atravessá-lo estando conosco. O medo é um sinal para nos lembrar que a melhor maneira de lhe dar com uma crise é não atravessá-la sozinho”. A revelação do amor triunfa sobre o medo. 1 João 4.18 diz: “No amor não existe medo; O medo produz tormento; aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro”.

Voltemos ao primeiro amor, a quem nos amou primeiro e uns aos outros para que possamos avançar juntos, ouvindo, vendo, seguindo por um novo e vivo caminho. Aquilo que está sendo gerado no escuro virá a luz. Não pare, não desista do que Deus colocou dentro de você, procure por um foco, mantenha os olhos em Cristo e veja quantas coisas incríveis estão por vir. Isaias 42.14 diz: “Por muito tempo me calei, estive em silêncio e me contive, mas agora darei gritos como a que está em trabalho de parto, gemendo e respirando ofegante. Transformarei os montes e as colinas em deserto e farei secar toda a sua vegetação. Transformarei os rios em ilhas e secarei as lagoas. Guiarei cegos por um caminho que não conhecem, eu os farei caminhar por veredas que não conheceram, farei as trevas se tornarem luz diante deles e aplanarei os caminhos acidentados, Eu lhes farei essas coisas e não os desampararei”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TODOS TE ADORAM

7 dimensões de uma igreja profética

A vida dos nossos filhos são reflexos da nossa vida